David Lima


Desenvolvedor Web

A grande promessa do PHP 7: performance

Há algum tempo atrás, ficamos sabendo que a próxima versão do PHP, que substituirá a família 5.x, será a versão 7. O fato de a equipe “pular” a versão 6 assustou alguns desenvolvedores, mas agradou a maioria, por motivos bem claros. Bom, polêmicas a parte, agora é hora de saber o que o PHP 7 vai fazer para te ajudar no dia-a-dia como desenvolvedor PHP.

Para início de conversa, precisamos lembrar que, no mundo da web, podemos afirmar sem sombra de dúvida que o PHP domina. Como já sabemos, o PHP é usado em 70% dos sites de todo o mundo. Mas isso não significa que o PHP seja perfeito.

Sabendo disso, a equipe de desenvolvimento da core do PHP está trabalhando na nova versão do PHP, o PHP 7. Já não é de hoje que ouvimos que a linguagem vai ser uma versão extremamente potente e será infinitamente melhor, em comparação com as versões atuais.

Entre outras coisas, o PHP 7 passará por um enorme upgrade na core, tais como a implementação de um compilador JIT (Just In Time), que fará com que nosso código PHP, que hoje é interpretado, passe a ser pré-compilado internamente para garantir um melhor desempenho, e uma refatoração da camada de I/O da linguagem, trazendo ao PHP a programação assíncrona, que aumentará, e muito, a escalabilidade dos nossos softwares.

Outra coisa bastante interessante é que o servidor PHP embutido, disponível desde o PHP 5.4, que hoje é single-thread, passará a ser multi-thread com o PHP 7, isso também nos garante um conforto no que se diz respeito ao desempenho da linguagem, ao menos nos ambientes de desenvolvimento.

Considerando que a nova versão será lançada em 2016 (provavelmente), não podemos dizer ao certo quantas melhorias esta irá trazer, mas é certo que ainda tem muita coisa por vir. O que podemos afirmar, por enquanto, é que o PHP 7 possibilitará inúmeros recordes de performance.

Eu, pessoalmente, estou muito animado para começar a testar os alphas, que poderão ser lançados em 2015. E você, acha que a versão 7 será tão veloz quanto estão prometendo? Deixe nos comentários!