David Lima


Desenvolvedor Web

Agora sim: Zend Certified PHP Engineer!

Meu principal objetivo para o ano de 2014 era alcançar o título de ZCPE (Zend Certified PHP Engineer), e ter conseguido alcançar esse objetivo foi simplesmente sensacional.

Eu, como desenvolvedor PHP, posso dizer que este é um título extremamente importante na minha carreira, digo, tenho agora um documento da própria Zend, empresa que mantém o PHP, afirmando que eu realmente conheço a linguagem a fundo.

Ser um desenvolvedor certificado pela Zend é, além de um enorme orgulho, uma forma de mostrar ao mercado que eu levo a linguagem a sério. Há pouco tempo atrás publiquei um artigo falando sobre o que precisa mudar no PHP, e neste artigo, ressaltei que o número de desenvolvedores que usam o PHP apenas como um "enviador de formulários" (e pior, acham que esse é o topo da utilidade do PHP) ainda é grande. E esta certificação é uma ótima forma de se diferenciar nessa situação:

A prova para se tornar um ZCPE não é fácil, aborda conceitos dos mais simples aos mais complexos da linguagem, além de testar sua capacidade de identificar inúmeros tipos de problemas e soluções para estes. Pode-se dizer que, sem sombra de dúvidas, é preciso conhecer muito bem a linguagem para obter sucesso na certificação.

Me tornar um ZCPE me deixou muito mais motivado, com certeza agora vou estudar muito mais, lutar muito mais e me esforçar muito mais para poder melhorar sempre. E que venha a próxima certificação! :D

 


 

E claro que se eu alcancei esse título, foi porque tive muito apoio e ajuda. Então ficam registrados aqui meus agradecimentos aos idealizadores do grupo Rumo à Certificação PHP, que sem dúvida alguma foi um dos meus principais motivadores a estudar para a certificação, aos meus tutores lá da 4Linux (não é propaganda, juro), que me deram um rumo e muitas dicas para realizar a prova, e por último mas não menos importante a galera lá da INSANE, que me apoiou desde o começo e que até hoje crescemos e melhoramos juntos todo dia.

 

Graças a todas essas pessoas, e através de muito esforço e dedicação, agora eu posso divulgar que sou um profissional PHP certificado pela Zend.